Carcassonne é um jogo competitivo, de colocação de tiles, com regras de fácil assimilação e ideal para quem está começando a coleção. Nele, os(as) participantes revivem o cenário histórico que deu origem à pequena e bela cidade medieval homônima, no sul da França. Os(As) jogadores(as) devem expandir seus territórios, controlando tiles e meeples em suas cidades, estradas, monastérios e campos.
A cada turno, o participante deverá retirar um tile da pilha de terreno e colocá-lo em posição adjacente aos demais que já tiverem sido alocados anteriormente na mesa. É preciso que cada tile assentado dê prosseguimento ao desenho do terreno, combinando estrada com estrada, cidade com cidade, até que ele esteja totalmente fechado, não existindo mais possibilidade de continuação. Serão, então, contados os pontos de vitória e marcados por um meeple no tabuleiro de pontuação.
Esses locais com cavaleiros, ladrões, monges e fazendeiros angariam pontos de vitória no decorrer da partida, que serão somados no tabuleiro marcador de pontos ao fim do jogo. Carcassonne, um verdadeiro clássico dos board games modernos, com mais de 12 milhões de cópias vendidas, continua surpreendendo e cativando os mais diversos públicos, não apenas por se tratar de um jogo bastante emblemático, mas também pela sua mecânica extremamente simples.
Para quem é fã de jogos competitivos e procura entretenimento em família, este é um board game top, sendo capaz não só de prender a atenção dos pequenos por longos minutos, mas também de exercitar a sua intuição ao mesmo tempo em que diverte.
Desenvolvido pelo alemão Klaus-Jürgen Wrede, nesta nova edição Carcassonne contou com a colaboração dos ilustradores Marcel Gröber e Franz-Georg Stämmele; e mereceu os mais importantes prêmios, honras e indicações na área de jogos de tabuleiro, tais como: Meeples' Choice Award (2000), Deutscher Spiele Preis Best Family/Adult Game (2001), International Gamers Awards - General Strategy, Multi-player (2001), Nederlandse Spellenprijs (2001), Spiel der Spiele Hit mit Freunden (2001), Spiel des Jahres (2001), Årets Spel Best Family (2002), Hraroku (2004), Vuoden Peli Family Game of the Year (2004) e Ludo Award Best Board Game Editor's (2012).