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When I Dream + História de Pescador

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When I Dream  + Histórias de Pescador

1) When I Dream
 
When I Dream é um party game semicooperativo, focado na interpretação e imaginação, que apresenta uma temática onírica orientada pelas mecânicas de dedução, memória, contação de história e trabalho em equipe. 
 
A noite cai e os jogadores adormecem tranquilamente, ocasião ideal para que espíritos oníricos influenciem os seus sonhos para melhor ou pior. Os participantes serão guiados pelas vozes das fadas, bichos-papões e sandmen. Eles serão capazes de lembrar o que vivenciaram quando acordarem?
 
board game apresenta um tabuleiro divido em dois lados, amarelo e azul. Na parte central, será colocado o suporte de cartas em formato de cama. Nele, serão colocadas as cartas de sonho, que apresentam palavras-chave que remetem às ilustrações nelas contidas. A ampulheta e as fichas de pontos são dispostas ao alcance de todos os jogadores. As cartas de personagem (fadas, bichos-papões e sandmen) serão distribuídas de acordo com o número de participantes e cada uma possui um determinado papel durante o sonho: fadas (ajudam o sonhador a identificar as cartas de sonho); bichos-papões (devem enganar o sonhador, passando-lhe pistas erradas); e sandmen (podem ajudar tanto as fadas como os bichos-papões). O jogador com mais idade será o first player, assumindo o papel do Sonhador nesta rodada.  
 
Cada rodada é proporcional ao número de participantes e está dividida em dois turnos: noite e dia. O turno da noite é formado por duas ações: a distribuição dos personagens e o sonho. Na distribuição dos personagens, o Sonhador embaralha as cartas de personagens e distribui uma para cada participante, sem contar ele próprio. As cartas não devem ser reveladas aos demais jogadores. O Sonhador pega então a máscara de dormir e a coloca sobre os olhos. Quando todos estiverem prontos, a ampulheta é virada. Inicia-se a fase de sonho, em que cada participante deve dar uma única pista para descrever a palavra contida na carta que lhe corresponde. Dependendo do papel de cada jogador acordado, ele tentará ajudar ou atrapalhar o Sonhador. Conforme o Sonhador acertar a palavra-chave, a carta será colocada no lado amarelo do tabuleiro e, se errar ou pedir para passar a vez, será direcionada para o lado azul.
 
Na fase do dia, antes de retirar a máscara de dormir, o Sonhador menciona todas as palavras que ele imagina ter acertado durante a Noite, recontando seu sonho. Enquanto isso, outro jogador deve girar levemente as cartas de Sonho que o Sonhador incluir em sua narrativa. Quando o Sonhador terminar de contar seu sonho, ele retira a máscara de dormir. Tem início a fase de contagem de pontos e vence aquele com maior número de acertos. 
 
When I Dream é um jogo encantador, divertido, com regras de fácil assimilação e ideal para quem está iniciando no hobby ou deseja jogar um board game cuja temática seja leve. Os papéis secretos adicionam ainda mais mistérios e potencial de rejogabilidade, ou seja, é um título que irá proporcionar muitas e muitas partidas inéditas. Listado nas categorias de jogos para famílias e festivos, sua magnitude lembra muitas vezes o consagrado Dixit.  When I Dream foi desenvolvido pelo game designer grego Chris Darsaklis e contou com dezenas de ilustradores sob a direção de arte de Alexis Vanmeerbeeck. 
 
Lançamento: 2018 (nacional)
Editora: Galápagos Jogos
Idioma: Português
Idade: 8+ 
Jogadores: 4-10
Duração: 30 min 
Sleeves: 11 (63 mm x 88 mm); 110 (80 mm x 120 mm)

 
Componentes:
  • 1 cama
  • 1 máscara de dormir 
  • 1 ampulheta 
  • 110 cartas de Sonho
  • 11 cartas de Personagem 
  • 104 fichas de pontos
  • 1 livro de regras
 
2) Histórias de Pescador
 
Histórias de Pescador é um party game competitivo, de dedução e blefe, orientado pela mecânica de gestão de cartas e contação de histórias. Os participantes assumem o papel de pescadores, se reunindo em torno da mesa para narrar as suas maiores capturas neste final de temporada.  
 
O tabuleiro representa a rede de pesca e é colocado no centro da mesa. Com as cartas de criatura, separam-se as espécies de animais marinhos e, de acordo com o número de jogadores presentes, adiciona-se mais uma espécie, ou seja, caso haja cinco participantes no jogo, serão seis criaturas distintas (5+1). Após embaralhar as criaturas, distribua oito cartas para os participantes, mantendo-as com a face virada para baixo, e finalize o setup entregando quatro cartas de lixo para cada jogador. 
 
A partida tem início com o jogador que esteve recentemente na praia, que deve escolher uma carta ou um conjunto de cartas de um tipo de criatura para descartar no tabuleiro. Mas antes, precisa contar uma história, convencer seus colegas sobre o sucesso ou fracasso de sua pesca. Caso ninguém desconfie do que contou, a partida prossegue em sentido horário, tendo como fio condutor a criatura mencionada pelo jogador anterior. Caso o participante não tenha aquela criatura, poderá mudar a conversa, isso significa, anunciar a captura de outro tipo de criatura ou blefar.
 
Se em algum momento, após o anúncio da pesca um dos jogadores desconfiar da história de outro participante, poderá pedir a ele que revele suas cartas. Se o jogador tiver dito a verdade, o adversário que o acusou compra mais duas cartas do deque de criaturas; porém, se a mentira for constatada, o blefador é quem deve pegar mais duas cartas da pilha de criaturas.
 
O jogo termina quando um dos participantes não tiver mais cartas em suas mãos, sendo então considerado o que melhor contou histórias ao longo da partida e se tornou, portanto, o pescador mais admirado da temporada.    
 
Histórias de Pescador além de muito divertido, valoriza a interação entre os participantes; apresenta jogabilidade simples, leve e rápida; possui regras de fácil compreensão; e estabelece uma integração equilibrada entre a temática e a estrutura mecânica do jogo. O título é um lançamento cem por cento brasileiro, foi desenvolvido pelo game designer Lucas Melo e ilustrado por Diego Sá e Guilherme Marques. É ideal para jogar com os amigos e a família.
 
 
Lançamento: 2019
Editora: TGM Editora
Idioma: Português
Idade: 14+ 
Jogadores: 3-7
Duração: 30 min 
Sleeves: 118 (63 mm x 88 mm)
 
Componentes:
  • 1 tabuleiro
  • 80 cartas de Criatura
  • 28 cartas de Lixo
  • 10 cartas de Pescador

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