É tempo de cultivo e guerra, corações partidos e engrenagens enferrujadas, inovação e coragem. Com personagens de cinco facções convergindo em um pequeno pedaço de terra, quem ganhará fama e fortuna estabelecendo seu império como líder da Europa Oriental?
Scythe é um jogo competitivo, que se passa em um período alternativo pós Primeira Guerra Mundial, orientado pelas mecânicas de gestão de mão, controle/influência de área, jogadores com diferentes habilidades, movimento em grades e negociação. Ambientado em um cenário dieselpunk, a história gira em torno da grande “Fábrica”, uma cidade-estado capitalista, responsável pelo abastecimento armamentista durante a guerra. A Fábrica, onde eram produzidas tecnologias militares conhecidas como mechas (leia-se mecas), com o fim da guerra teve suas portas fechadas. As facções iniciam, então, uma corrida à cidade, em busca de armas e tecnologia.
Os participantes assumem o papel de heróis, cujo objetivo é tornar sua nação a mais rica e poderosa da Europa Oriental. Para isso, será necessária a exploração e conquista de territórios, produzindo recursos, recrutando soldados, gerenciando trabalhadores e construindo as imponentes mechas, máquinas de guerra gigantescas para serem usadas nos campos de batalha.
Destaques sobre Scythe:
Facções assimétricas: cada facção possui uma habilidade especial, permitindo vasta gama de possibilidades estratégicas a serem exploradas e alta rejogabilidade.
Cartas de encontro: ao entrar em um território com marcador de encontro, o jogador pode escolher uma ou mais ações, dependendo da facção entre as três disponíveis. Os encontros, além de contribuírem para o desenvolvimento do jogador, colaboram também na imersão. Por exemplo, você pode encontrar um festival de nativos e escolher entre aproveitar o evento e ganhar 1 ponto de popularidade ou saquear todos e ganhar 3 recursos, mas perder 2 pontos de popularidade, etc.
Baixa influência de sorte: apesar de as cartas de encontro serem aleatórias, a maior parte do jogo é estratégico, com planejamento de longo prazo. Sua trajetória está totalmente sob seu controle, planeje e aperfeiçoe seus recursos e territórios a cada jogada, sem perder de vista seus inimigos.
Sem eliminação de jogadores: diversão do começo ao fim para todos os jogadores.
Miniaturas e artes de tirar o fôlego: em cada partida, você vai descobrir um lindo detalhe nos componentes deste jogo. Artes com ursos gigantes, uniformes inspirados nos soviéticos, miniaturas de robôs gigantes (ok, um pouco paradoxal) e muito mais.
Scythe não é complexo, embora seja importante uma leitura atenciosa do livro de regras, que é bastante didático e bem escrito. O jogo traz um guia de referência rápida, buscando otimizar o tempo de aprendizagem; e o manual da versão Automa, um conjunto de componentes e variações nas regras, com foco nas partidas solo. Valores adicionais estão no fator de acessibilidade aos autistas e nos componentes do jogo, que são de alta qualidade.
Apresentando uma arte belíssima e peculiar, Scythe é capaz de transpor os jogadores para seu universo dieselpunk. Uma curiosidade: o game designer principal, Jamey Stegmaier (Viticulture), inspirou-se nas ilustrações produzidas pelo artista Jakub Rozalski para criar este board game que é uma verdadeira obra-prima.
Reconhecimentos
2016 Vencedor de cinco categorias na Golden Geek
2017 Jogo do Ano, categoria Expert – As D’or
2017 Vencedor do Gra Roku Best original Artwork
Lançamento Nacional: 2021
Editora: Galápagos Jogos
Idioma: Português
Idade: 14+
Jogadores: 1-5
Duração: 115 min
Sleeves (não incluso): 58 (57 mm x 89 mm); 42 (45 mm x 68 mm); 64 (70 mm x 110 mm)
Componentes
- 42 cartas de Combate
- 23 cartas de Objetivo
- 28 cartas de Evento
- 12 cartas de Tecnologia
- 5 cartas de Travessia
- 5 cartas de Referência
- 5 tabuleiros de Ações
- 5 tabuleiros de Facções
- 1 tabuleiro Principal
- 80 moedas (25×1, 15×3, 15×5, 15×10, 10×20)
- 12 fichas de Multiplicadores
- 12 fichas de Eventos
- 6 cartões de bônus por estruturas
- 2 discos de poder
- 80 marcadores de Recursos (20 de grãos, 20 de metal, 20 de madeira e 20 de óleo)
- 5 marcadores de Ação (1 por facção)
- 5 marcadores de Popularidade (1 por facção)
- 5 marcadores de Poder (1 por facção)
- 30 marcadores de Conquista (6 por facção)
- 20 marcadores de Estruturas (4 por facção)
- 20 marcadores de Recruta (4 por facção)
- 20 miniaturas de Mechas (4 por facção)
- 5 miniaturas de Heróis (1 por facção)
- 40 “meeples” de trabalhador (8 por facção)
- 30 cubos de tecnologia (6 por facção)
- manual de regras
- guia rápido de referências